Por Wagner Coelho
Tudo que eu tenho NÃO foi a polícia que me deu!
Digo, desde já, que não pretendo adquirir nenhum inimigo com esse texto. Estou aberto ao debate franco e não darei credibilidade aos comentários ofensivos.
Por que alguém fala que tudo que tem foi a polícia que deu?
Eu não digo um absurdo desse!
Confesso que já falei isso por algumas vezes, mas já faz algum tempo que descobri quem realmente me deu tudo que tenho.
Se você já falou isso alguma vez, ou fala constantemente, não fique com raiva, só peço que leia esse texto com atenção e só assim entenderá o que quero dizer.
Nossos pais nos criaram com muito sacrifício, nos deram alimento, roupas, educação, formação moral, pagaram todas as despesas com nossas viagens para realizarmos as etapas do concurso da PM, enfim, providenciaram todos os meios necessários para sermos servidores públicos estaduais.
Muitos quando recebem o primeiro salário, abrem a boca e dizem: tudo que tenho foi a polícia que me deu. Você não acha, no mínimo, estranho isso?
Veja bem, do primeiro dia que você entrou na PM até hoje, ela nunca lhe deu nada, e até o dia que você morrer ela também nunca vai te dar nada. Pois, o salário que recebemos é pelo trabalho que realizamos. Somos servidores públicos como todos os outros.
Quando o jovem entra na Polícia Militar, algunss instrutores dos Cursos de Formação começam a fazer um trabalho terrível de intimidação. Ele é diminuído e ameaçado de demissão a todo o momento. O objetivo inicial é baixar a autoestima dos futuros policiais e exaltar a Instituição. O aluno é chamado de verme, lixo, imoral, e tudo mais que servir para limitar um senso crítico ou uma capacidade de reivindicar algum direito por parte do aluno a soldado.
Muitos instrutores dizem que o salário de um soldado já é bom o suficiente e sempre comparam com o salário de pessoas que são exploradas no comércio.
Quem nunca ouviu:
-Tem gente recebendo pior que você, então cale a boca;
-Se está achando ruim peça pra sair;
-Seu nome está escrito de lápis etc.
Sempre podam a capacidade de lutar por direitos. A estagnação é a palavra de ordem nos cursos de formação e continua durante a carreira policial.
Deixo claro que não luto pelo fim da disciplina e hierarquia, também não luto pelo fim do uniforme, da arma e da autoridade do policial. Mas, por estarmos vinculados às Forças Armadas somos regidos pelo seu código militar e com isso muitos direitos nos são negados. Por receber uma formação de despolitização e adestramento, uma parte dos policiais são alienados e facilmente manipulados, por isso acreditam que todas as classes podem abraçar os direitos e garantias previstos na Constituição Federal, exceto os policiais militares.
Observando as lutas por direitos que ocorreram na história da humanidade, percebi que hoje os praças da Polícia Militar travam uma luta histórica e podem, sim, ser comparados aos marinheiros que recebiam chibatadas na República Velha, aos sul-africanos marginalizados pelo apartheid, aos hindus explorados pelo imperialismo inglês etc. Não falta exemplo para falarmos de grupos que viveram e vivem em busca por dignidade e foram e são castigados por isso.
É uma pena que boa parte de policiais não são capazes de ler esse texto até o final, já abandonaram a leitura, creio eu, no segundo parágrafo.
Na minha opinião, a maioria diz isso: "Tudo que tenho foi a polícia que me deu", de forma ingênua.
Só dou uma dica, aprenda a valorizar mais seus pais ou aquele(a) que lhe deu uma formação adequada para passar em um concurso público.
Tudo que você tem agradeça, primeiro a Deus, a essas pessoas e ao seu próprio esforço.
Acho que a maioria de policiais se encontra numa condição de vida melhor que seus pais, conseguiram adquirir uma casa mais confortável, um carro, roupas melhores e oferecem aos seus filhos uma educação de maior qualidade.
Se nossa prosperidade ocorreu é porque nossos pais tiveram êxito na nossa criação. Dúvido que eles tiveram a oportunidade que tivemos, busquem em suas memórias e lembrem das dificuldades que eles passaram. Das coisas que abriram mão para que pudéssemos ter.
Na próxima oportunidade que tiver abrace seus pais e digam: Pai! Mãe! Obrigado por tudo, eu os amo.
Agradeça aos seus pais pelo esforço que eles tiveram para que você tivesse sucesso.
Por fim, se ofendi alguém, peço desculpas por valorizar sua família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário